segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Nada devia ter um nome por medo que esse nome o transforme.(Virginia Woolf)

Em vez de embalar, um novo livro infantil acorda os mais pequenos para a sua sexualidade e estimula conversas nem sempre fáceis entre pais e filhos. A educação sexual começa em casa, diz a autora.
Chama-se Peludim porque é peludo, mas também é pequeno e carismático. A personagem principal do livro infantil A Viagem de Peludim foi concebida a dedo para ilustrar duas ideias essenciais: que as crianças são naturalmente curiosas sobre a sua sexualidade e que importa falar da (des)contrução da identidade de género. Questões fundamentais que, em última análise, pretendem proteger os mais novos da violência sexual.
A obra da autoria de Sara Rodi (responsável por diversos livros infantojuvenis) e Vânia Beliz (licenciada em psicologia clínica e mestre em sexologia) é uma aventura pelo mundo da educação sexual que, assumindo a forma de um conto para crianças, vai respondendo a algumas das perguntas mais frequentes de quem ainda só tem um palmo e meio de altura. “Como é que os bebés nascem?” é só um entre muitos exemplos.
O livro faz-se ainda acompanhar por um guia para orientar os adultos — pais, educadores e professores — nos temas mais complicados ou que causem maior constrangimento. Porque nem sempre é fácil para um pai chamar pénis em vez de pilinha ou explicar como é que o mano ou mana foi feito.


Sem comentários:

Enviar um comentário