sábado, 16 de janeiro de 2016

Ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos.(John Locke)

Novas edições de "O Caminho Fica Longe" e "Rápida, a Sombra" chegam às livrarias já esta sexta-feira. Mas as comemorações do centenário do escritor não ficam por aqui.
No ano em se assinalam os 100 anos do seu nascimento, a Quetzal irá disponibilizar pela primeira vez a obra completa de Vergílio Ferreira, um dos mais importantes escritores portugueses do século XX. O objetivo é tornar disponível, até ao final de 2016, todos os livros do autor, alguns deles esgotados há vários anos. Os primeiros volumes serão editados já este mês.

No dia 15 de janeiro, chegarão às livrarias os primeiros três títulos — O Caminho Fica Longe (1943), o romance de estreia do escritor que há muito se encontrava esgotado, Aparição (1959), uma das obras mais emblemáticas de Vergílio Ferreira, e Rápida, a Sombra (1974), também esgotado. A versão em papel de O Caminho Fica Longe, com prefácio de Helder Godinho, será acompanhada pela publicação, apenas em formato digital, da edição crítica e genética de Ana Isabel Turíbio, professora da Universidade Nova de Lisboa que, durante anos, estudou os manuscritos originais e as correções feitas pelo autor.
No mesmo dia, será ainda editado 1000 Frases de Vergílio Ferreira. O livro, com citações reunidas por Luís Naves, dá conta “da diversidade, riqueza e constante atualidade” da obra do autor e da atenção dada “ao humano” e ao “invisível das nossas vidas”, como refere a editora. As frases foram reunidas em 16 grandes temas, transversais à obra de Vergílio Ferreira, como o Amor, a Memória ou a Arte.

Sem comentários:

Enviar um comentário