sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Só se é importante cultivando uma diferença. (Vergílio Ferreira)

É uma biblioteca, mas não um espaço com livros convencional. Talvez por isso lhe tenha sido atribuído o nome Galeria Leituras inesperadas. O espaço cultural foi inaugurado no passado sábado, dia 31 de Outubro. Diferencia-se das livrarias comuns por disponibilizar mais de três mil títulos surpreendentes e actuais, difíceis de encontrar. A decoração irreverente, com base em caixotes e cadeiras de pernas para o ar também não deixa ninguém indiferente e, ao contrário das bibliotecas tradicionais, não deixa levar livros para casa, convidando antes os leitores a sentar, relaxar e a ler enquanto bebem um chá ou um café. Se preferirem, os visitantes podem ainda comprar os livros que desejarem.
A Galeria Leituras inesperadas situa-se no rés-do-chão da Biblioteca Municipal de Vouzela e vai também acolher e dinamizar eventos relacionados com o livro e a leitura ou que tenham relevância educacional, cultural e turística.
Propõe-se ainda a promover uma programação mensal abrangente com colóquios, palestras, workshops, tertúlias, apresentações de livros, sessões temáticas e exposições, entre outras actividades, não só na Vila como nas freguesias do concelho.

“É mais uma porta para nos diferenciar a nível regional e nacional e que ilustra bem o que queremos que seja Vouzela: um território com vários produtos diferenciadores, apelativo pela sua gastronomia, produtos endógenos e também pelos contextos inesperados que propicia também na área da leitura e do livro”, sublinhou o Presidente da câmara, Rui Ladeira, na sessão de inauguração.

Sem comentários:

Enviar um comentário