quarta-feira, 5 de março de 2014

A webinar se vai ao longe

Apresentação:
Aprender a ler e a escrever exige ensino explícito, sistemático e sistematizado. À chegada à escola, o primeiro passo é o de proporcionar regularmente situações gratificantes de contacto com a leitura para que as crianças comecem a compreender a funcionalidade da linguagem escrita e encontrem motivação para querer aprender a ler e a escrever. Por outro lado, a investigação dá-nos conta de que existem duas vias de acesso à decifração, uma que privilegia estratégias de correspondência som/grafema e outra que privilegia estratégias de reconhecimento global da palavra. Esta constatação tem de ter reflexos nas tarefas que são propostas às crianças para aprenderem a ler e a escrever e as duas estratégias devem ser trabalhadas. Neste webinar, apresentam-se exemplos de atividades e algumas sugestões de rotinas que podem contribuir para dar sentido à aprendizagem e promover o sucesso no âmbito da leitura e da escrita nas fases mais iniciais da escolaridade.
Maria Encarnação Silva
Maria Encarnação Silva
Licenciada em Ensino (Variante de Português Francês) pela Escola Superior de Educação de Lisboa e mestre em Linguística do Texto pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Exerce funções docentes, como professora adjunta, na Escola Superior de Educação de Lisboa. Tem experiência na formação inicial e contínua de professores nas áreas da didática da leitura e da escrita e da literatura para a infância e juventude. Tem desenvolvido investigação nas mesmas áreas. Foi professora de 1.º ciclo do ensino básico. 
Este webinar está disponível a partir das 15 horas do dia 6 de março de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário