quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Imitar é preciso

Nova Iorque: parque verde que substituiu linha férrea vai ganhar floresta urbana

Em 2009, o High Line Park, uma outrora linha férrea nova-iorquina abandonada, tornou-se num parque urbano, um projecto conhecido como parque linear suspenso e que se tornou realidade pelas próprias mãos dos moradores da Grande Maçã.
Agora, este monumento sustentável nova-iorquino vai ganhar ainda mais interesse: ele vai transformar-se numa floresta urbana, que será plantada em forma de tigela.
A ideia partiu dos arquitectos e paisagistas James Corner e Ric Scofidio e tem como objectivo levar os frequentadores da High Line a colocarem-se em contacto com a natureza – na grande cidade. O espaço continuará a ter uma vista espantosa, bancos para descanso e casas de banho públicas.
Com 2,5 quilómetros de extensão, o High Line Park corta a metrópole norte-americana a oito metros de altura – são 19 quarteirões. Desde 2009 que tem jardins com espreguiçadeiras, guarda-sóis e uma pista para caminhadas.
A ideia surgiu depois de investigadores do Serviço Florestal dos Estados Unidos terem estudado – e comprovado – o efeito positivo das florestas urbanas nos moradores das metrópoles.
Segundo o Planeta Sustentável, o estudo chegou à conclusão que estas florestas estão a salvar, pelo menos, uma vida por ano. Não só porque conviver com as árvores traz bem-estar emocional pela mera contemplação, mas porque estas ajudam a reduzir a poluição atmosférica e retirar material particulado finíssimo. Estas substâncias podem causar inflamações pulmonares, ateroscleroses e problemas cardíacos graves.

Sem comentários:

Enviar um comentário