quarta-feira, 21 de agosto de 2013

60 anos após a 1.ª obra

(…)
Clique para saber mais
O escritor norte-americano Elmore Leonard morreu ontem de manhã, em Detroit, aos 87 anos. A notícia foi dada através do site oficial e Facebook do autor onde Greg Sulter, o homem que fazia a pesquisa para as suas obras, escreveu: "Este é o post que eu temia ter de escrever e que vocês temiam ler. Elmore morreu às 7h15 desta manhã por causa de complicações depois do seu AVC. Estava na sua casa rodeado pela sua querida família." (…)
Em 2001, o NYT pediu-lhe as dez regras da boa escrita e ele aconselhou: nunca começar um livro a falar do tempo, evitar prólogos, nunca usar outro verbo além de "disse" para terminar um diálogo e ter sempre os pontos de exclamação debaixo de olho (só são permitidos dois ou três em cem mil palavras).
Vários dos seus livros estão publicados em Portugal, entre os quais Na Casa de Honey e Unha com Carne (Teorema), Cuba Libre (Quetzal) ou Um Bom Argumento (Difusão Cultural), que deu origem ao filme Jogos quase Perigosos (1995), de Barry Sonnenfeld, com John Travolta e Danny DeVito. Também Quentin Tarantino adaptou ao cinema o romance Rum Punch. E o filme Romance Perigoso, de Steven Soderbergh, em que George Clooney interpreta o assaltante de bancos Jack Foley, também se baseia em Out of Sight. "Raros foram os escritores tantas vezes adaptados ao cinema - nada menos do que 19 filmes foram inspirados em obras suas. Por exemplo, um clássico do western O Comboio das 3 e 10, de Delmer Daves. Mas Elmore Leonard era sobretudo uma referência crucial no cinema de Tarentino", diz ao PÚBLICO o crítico Augusto M. Seabra.
(…)                                                                                                 Público de hoje

Sem comentários:

Enviar um comentário