domingo, 7 de julho de 2013

"Seja qual for o conselho que vai dar, seja breve." (Horácio)



Imagem tirada daqui
Na hora de comprar uma cadeira de rodas é importante que você se identifique com o modelo e marca da mesma, mas principalmente que ela atenda às suas necessidades, que traga conforto, segurança e mais independência possível. Nesta entrevista, Tabata Contri,  paraplégica dá dicas para quem está adquirindo uma cadeira pela primeira vez ou para quem já tem há algum tempo e deseja incrementá-la.
Sua primeira cadeira foi sob medida?
Ganhei a minha primeira cadeira de rodas logo depois que fiquei paraplégica e, claro, era uma cadeira que não tinha sido feita sob medida para mim. Minha família, amigos e muito menos eu sabíamos dessa importância.
Quando fiz reabilitação no hospital Sarah, em Brasília, fiquei observando as cadeiras de outros cadeirantes e percebi que eram diferentes e fiquei sabendo que era preciso usar uma cadeira feita para atender às necessidades de cada usuário.
Quando e que tipos de acessórios podem ser utilizado?
Não dá para combinar cor de cadeira com roupas, mas é importante escolher uma cor que combine com você e que te agrade. Existem muitos acessórios úteis e indispensáveis para a vida de um cadeirante. Depois que você passou a usar uma cadeira na medida certa para suas necessidades e que com uma cor que você se identifica é hora de pensar em acessórios. Você pode colocar amortecedor para roda dianteira, rodas de fibra de carbono, porta copos, mochilas e pochetes, por exemplo.
Quais cuidados básicos para manter a cadeira sempre em bom estado?
Assim como é preciso estar bem arrumado, vestido adequadamente para uma entrevista de trabalho, por exemplo, é importante que você esteja com uma cadeira apresentável. E para isso, você deve encher os pneus de sua cadeira toda semana, limpá-la pelo menos uma vez por mês e ter cuidado por onde anda. Enfim dê a ela uma atenção especial como se realmente fosse uma peça do seu usuário.
Quais outras dicas importantes?
Tenha sempre em mãos um kit de ferramentas, um estepe e uma câmara reserva se o pneu de sua cadeira for inflável. Nunca sabemos quando e onde a cadeira pode quebrar, não é mesmo?
Fonte: Qualità- Cavenaghi  Edição Especial Reatech 2010


Sem comentários:

Enviar um comentário