domingo, 30 de junho de 2013

O filme



O filme O Oitavo Dia, de Jaco Van Dormael, trata da vida frustrada do executivo (Auteil), um homem cuja existência não parece despertar interesse algum. Desprezado por seus filhos, por sua ex-mulher e por seus colegas de escritório, o personagem dá uma virada a partir de um encontro inesperado com George, vivido por Duquenne.
Prémio
George sacode o marasmo e a desesperança da vida do personagem vivido por Auteil e, assim, os dois viram companheiros de uma jornada pessoal transformadora e com efeitos diversos em cada um.
Daniel Auteil é um dos atores mais consagrados do cinema francês, com filmes como A Mulher e o Atirador de Facas O Closet. Seu mérito em Cannes nunca foi questionado.
No caso de Duquenne, a própria imprensa internacional muitas vezes não disfarçou a surpresa de ver uma pessoa com uma condição genética ser considerada a melhor entre seus colegas de trabalho ditos “normais”. Não foram poucas as reportagens que trataram do prêmio de Cannes como um ato sentimental, de piedade.
Quem assistiu ao filme, vê um ator que dança, chora, ri, incomoda, seduz e, acima de tudo, expõe as emoções de seu personagem.
‘Descoberto’
Pascal foi “descoberto” depois que a mulher do diretor de cinema Jaco Van Dormael, foi assistir a um espetáculo do grupo de dança Creahm (Creativité Handicapés Mentaux) do qual o ator participa.
Jaco Van Dormael convidou Pascal Duquenne para participar do filme Toto Le Hero que ganhou o Camera D’or, prêmio do Festival de Cannes para o trabalho de estréia de um diretor.
A idéia do filme O Oitavo Dia já existia mas passou-se um bom tempo até que o diretor tocasse no assunto novamente como lembra a mãe de Pascal, Hughette Vandeput.
“Em 1984, os Van Dormael foram à nossa casa para pedir permissão para trabalhar com Pascal. Dissemos que sim, mas quando vimos o roteiro, ficamos com medo de que fosse meio pesado para ele, mas Pascal quis fazer o filme”, lembra Hughette Vandeput.
Improviso
Mas nem tudo correu como planejado.
Para começar, Pascal passava as noites decorando as falas de seu personagem para, não hora da filmagem, dizer o texto que ele tinha criado para George.
Isso desnorteou a equipe, principalmente o outro protagonista, Daniel Auteil, mas o diretor Jaco Van Dormael, embarcou na novidade.
A relação entre Duquenne e Auteil fluiu como a dos personagens de O Oitavo Dia. No começo, os dois atores se estranharam muito mas, depois de protagonizarem uma briga de bola de neve, fora das filmagens, os dois selaram uma forte amizade.

Clique para ver o vídeo

Sem comentários:

Enviar um comentário