terça-feira, 7 de maio de 2013

Tudo, antes de ser fácil, é difícil." (Thomas Fuller)


Saiba mais aqui
Como ensinar línguas a disléxicos? É difícil, mas não é uma tarefa impossível.
Dislexia e aprender outras línguas
Os alunos com dislexia também aprendem outras línguas para além da sua, desde que o método utilizado seja adequado à forma como aprendem melhor: movimentando-se, falando, desenhando, criando, participando. Cada criança ou jovem com dislexia é único, por isso é importante conhecer as características, capacidades e experiência de vida de cada um criando assim um método personalizado.
Como ensinar línguas a disléxicos
Acima de tudo é importante ser paciente pois aprender outra língua é, de facto, uma tarefa causadora de muita frustração para um disléxico. Discutir com este a melhor forma de atuar e planear o estudo em conjunto, assim como a forma de avaliação, permite, por um lado, um clima de confiança e transparência educador-educando e por outro promove a autonomia e a autoestima tão importantes na vida do disléxico.
Não menos importante é a valorização da família no processo de aprendizagem do disléxico, motivando-a a reconhecer o esforço e os pequenos passos. O educador deverá ser capaz de explicar à família as dificuldades sentidas pela criança ou jovem com dislexia e sempre que possível, fornecer ferramentas e métodos que possam ser úteis para a aprendizagem de uma língua estrangeira em casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário