sexta-feira, 31 de maio de 2013

"Nem toda a gente pode ser órfã." (Jules Renard)



A Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) apelou hoje ao Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, para assegurar o direito dos professores à greve, mas também o direito à educação, que a Constituição consagra.
"A CONFAP apela a todos os intervenientes e, nomeadamente ao senhor Presidente da República, que diligencie no sentido de garantir estes direitos, sendo certo que, a cada um dos intervenientes caberá assumir as responsabilidades inerentes às decisões que venham a tomar", afirmam os pais em comunicado.
A CONFAP diz que não questiona o direito às anunciadas greves de professores, mas refere que também o direito à educação está consagrado na Constituição da República, pelo que as entidades competentes devem empenhar-se na sua efetiva concretização.
"Assistimos na prática diária a uma desnecessária desestabilização das escolas, que coloca em causa a organização do próximo ano letivo, nomeadamente a sustentabilidade das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), agora com a agravante da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) anunciar que denuncia a parceria com o Ministério da Educação", critica a estrutura representativa dos pais.
A CONFAP defende que este e outros problemas poderiam ser resolvidos com "uma definição clara das políticas educativas" e uma "inequívoca autonomia das escolas".
No passado dia 21, o Conselho Geral da ANMP decidiu sugerir aos órgãos municipais a "denúncia dos atuais contratos de execução" no exercício de competências nas áreas da educação.

Sem comentários:

Enviar um comentário