quarta-feira, 10 de abril de 2013

Sem unidade de multideficiência, sei de uma Escola para alunos com deficiência. Desde sempre!


Imagem tirada daqui
“O agrupamento que lidero é um bom exemplo, entre imensos, do que de positivo se faz na escola pública”, explica Filinto Lima, director do agrupamento de escolas Dr. Costa Matos, que integra seis escolhas básicas do concelho de Vila Nova de Gaia.
De acordo com o director, a existência, desde 2010, de uma unidade de multideficiência na escola sede poderá ser um dos motivos da condecoração. “É a única unidade de multideficiência do concelho e uma das poucas existentes no país ao nível de escola até ao nono ano. Ambicionamos que a respectiva oferta seja alargada ao ensino secundário”, adianta Filinto Lima. A candidatura foi “natural”, dado que as escolas desenvolvem várias actividades contempladas nos critérios do prémio. “Incentivamos os alunos para actividades extracurriculares, como desporto escolar, coro e orquestra. Temos também uma pedagogia diferenciada na sala de aula, com programas de tutoria para apoio a estratégias de estudo, orientação e aconselhamento do aluno”.
O agrupamento Dr. Costa Matos foi o único a distinguir um aluno com o prémio de mérito individual. “Foi um aluno que, conscientemente, optou pelo lado ‘direito’ da vida. A sua maior qualidade foi saber utilizar o conhecimento e o afecto e colocá-lo ao serviço da comunidade”, diz.
“A comunidade educativa ficou imensamente feliz com a distinção, sentimento que ajuda a ultrapassar uma época histórica de imensa crise que o mundo atravessa”. Para o director, receber este prémio é “o início de uma grande empreitada”, que pode vir a permitir a requalificação das instalações da escola sede, que já têm 40 anos, e a contratação de algum pessoal específico, como um psicólogo e um assistente social. 
(Jornal Público de hoje)

Sem comentários:

Enviar um comentário