sexta-feira, 26 de abril de 2013

A inovar nos entendemos


A portuguesa Ana Cristina Lopes, professora do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), desenvolveu um sistema de navegação assistida para cadeiras de rodas robotizadas, destinado a facilitar a vida de pessoas com deficiências motoras graves.
 
De acordo com uma nota divulgada pela instituição de ensino, o projeto "Mobile Robot Assisted Navigation based on Collaborative Control" envolve um sistema de navegação assistida para cadeira de rodas suportado numa interface homem-máquina (mais especificamente, interface cérebro-computador) que providencia comandos esparsos e discretos.
 
Segundo o mesmo documento, citado pela Lusa, o sistema de navegação assistida é destinado a pessoas com deficiências motoras graves e, portanto, incapazes de operar a maioria das cadeiras de rodas robotizadas.
 
Este sistema baseia-se "numa abordagem de controlo colaborativo de duas camadas que tem em conta as informações provenientes do homem e da máquina", sendo que o protótipo foi validado a partir de 10 participantes sem deficiência e um com deficiência motora grave.
 
O trabalho de Ana Cristina Lopes foi apresentado no âmbito da tese de doutoramento da docente em Engenharia Eletrónica, na especialidade de Instrumentação e Controlo. A defesa do projeto foi realizada em dois cenários distintos: um ambiente estruturado desconhecido e outro desconhecido com obstáculos em movimento.
 
“O resultado global mostrou que todos os participantes foram capazes de operar com êxito o sistema”, que mostrou “um elevado nível de robustez”, considerou o IPT.

Fonte : Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário