sábado, 23 de março de 2013

"É a minha opinião, e sou a seu favor." (Henri Monnier)


A importância do problema
Um estudo sobre a prevalência da dislexia em crianças portuguesas concluiu que 5,4% das crianças revelavam dificuldades em ler e escrever. Deste modo, uma em cada 25 crianças portuguesas sofre de dislexia, dados semelhantes aos de outros países.
Definição de dislexia
A dislexia caracteriza-se pela dificuldade inesperada no processo de aquisição da leitura. Diz-se inesperada, porque as restantes capacidades cognitivas do indivíduo e as condições educativas de que dispõe são consideradas adequadas ou superiores à média.
A dislexia deve-se a um problema neurobiológico nas áreas do cérebro que ajudam na descodificação da linguagem escrita. Além do distúrbio da leitura, a dislexia pode afetar, de forma isolada ou em combinação, as capacidades de escrita e/ou aritmética. Em qualquer dos casos, é o uso da linguagem simbólica que está perturbado.
A dislexia não interfere diretamente com a capacidade de pensar ou entender ideias complexas. Aliás, a maioria das pessoas com dislexia tem uma inteligência considerada normal e muitas têm desempenhos acima da média em áreas que não dependem diretamente da leitura e escrita (arte, desporto).
Sintomas
Uma pessoa com dislexia apresenta dificuldades em ligar os sons às respetivas letras/sílabas, o que dificulta o reconhecimento das palavras e, por conseguinte, a aprendizagem da leitura e a compreensão de frases. Assim, a verdadeira dislexia é bem mais do que a simples confusão ou troca de letras.
Os sintomas da dislexia incluem:
  • Leitura lenta, silábica e com erros;
  •   Confusão ou troca, omissão ou adição de letras e sílabas;
  •    Dificuldade em reconhecer palavras escritas e em definir o significado de uma frase simples;
  •   Vocabulário pobre, incorreções na ortografia e sintaxe, textos desestruturados;
  • Dificuldade em exprimir, sob a forma de texto organizado, as ideias e pensamentos.
Como referido, os distúrbios na capacidade de leitura que definem a dislexia, podem ocorrer associados a problemas na aprendizagem da escrita e da matemática.
Será mesmo uma dislexia?
Existem outras causas para uma aprendizagem disfuncional. Má visão, distúrbios emocionais, atraso mental, doenças do cérebro e certos fatores culturais e educacionais podem causar dificuldades de aprendizagem.
Os especialistas podem diagnosticar a dislexia dois anos após o início da aprendizagem da leitura, mas poderão existir suspeitas em idade pré-escolar, pelo que os encarregados de educação e educadores devem estar alerta para a deteção precoce dos casos.

Tratamento
Cada pessoa com dislexia requer uma estratégia terapêutica individualizada e as dificuldades de leitura podem persistir toda a vida. O reforço positivo não deve ser esquecido, pois muitas crianças com dificuldades de aprendizagem têm uma baixa autoestima. O acompanhamento psicológico pode ser uma ajuda importante.
Complicações
Algumas complicações da dislexia são:
  • Problemas escolares, incluindo problemas comportamentais; 
  • Perda da autoestima;
  • Problemas de leitura que persistem na idade adulta e que podem perturbar o desempenho no trabalho.
Prevenção
Os casos de dislexia tendem a ocorrer entre familiares. Assim, as famílias afetadas devem estar alerta e reconhecer precocemente os sintomas. A intervenção precoce melhora o prognóstico destes casos.


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