segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Isto vai-me ser importante

Benchmarking das Escolas Secundárias Portuguesas
Clique para aceder à aplicação
O projecto BESP – Benchmarking das Escolas Secundárias Portuguesas – apresenta uma plataforma web inovadora em Portugal. Esta plataforma serve de apoio às escolas em duas grandes vertentes da sua avaliação: Avaliação Interna e Avaliação Externa. Esta plataforma serve também de apoio à comunidade em geral (pais e alunos) que podem consultar para cada escola uma série de indicadores que têm por base dados públicos.
Para ambos os casos, um conjunto de indicadores desempenha um papel central. Estes indicadores mostram o desempenho das escolas a vários níveis (contexto, resultados, recursos e processo) e são produzidos para dois tipos de cursos: científico-humanísticos e profissionais. Para produzir os indicadores são utilizados dados provenientes do Ministério da Educação (resultados de exames nacionais) e das próprias escolas. O público em geral tem acesso apenas a dados públicos, enquanto os utilizadores registados (escolas) têm acesso aos dados públicos e aos dados provenientes da escola e disponibilizados ao BESP através do preenchimento de um questionário on-line. Os indicadores disponibilizados às escolas podem servir de apoio à sua avaliação interna (porque proporcionam uma visão da evolução do desempenho da escola ao longo do tempo), e à sua avaliação externa (porque permite às escolas ver graficamente a sua posição relativamente a outras escolas nos vários indicadores – a este processo chamamos benchmarking).
O BESP calcula indicadores para duas áreas das Escolas: Científico-Humanístico e Profissional. No entanto, os dados relativos ao ensino Profissional só estão disponíveis para utilizadores registados.
O BESP possibilita também a elaboração de rankings de escolas semelhantes aos produzidos anualmente pela comunicação social, sendo que o utilizador pode efectuar o ranking de forma ‘customizada’ e para as disciplinas que mais lhe interessam.


Sem comentários:

Enviar um comentário