domingo, 13 de janeiro de 2013

"Não hesito em declarar: o diploma é o inimigo mortal da cultura." (Paul Valéry)


O diretor da Obra Católica Portuguesa das Migrações (OCPM) defendeu este sábado que Portugal tem "universitários a mais e cursos que não interessam a ninguém", uma realidade que "ilude os jovens" licenciados que "são obrigados a emigrar".
(…)
O responsável frisou ainda a necessidade de o Ensino Superior oferecer cursos adequados ao mercado de trabalho, à margem do "Encontro Nacional de Promotores Socio-Pastorais das Migrações", que tem lugar em Fátima até este domingo, promovido pela OCPM, Agência Ecclesia e Cáritas Portuguesa.
O diretor da OCPM lembrou que muitos desses jovens que criaram expetativas e projetos de vida, "sem que o Estado tenha resposta para se realizarem profissional e humanamente (...) saem e dizem que não têm vontade de voltar a Portugal".
Francisco Sales disse estar convicto de que "com a mobilidade de hoje" esta será uma geração que vai "estruturar a sua vida lá fora", sublinhando que "a frustração dos jovens licenciados" também está presente nas gerações mais antigas, que estão a emigrar de novo, perante "um país que não lhes deram respostas".
(…)

Sem comentários:

Enviar um comentário