segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O saber ocupa um lugar: o primeiro


Foto tirada daqui e vista aqui
Este é sem dúvida um dos elementos mais peculiares do sistema eleitoral norte-americano. Com efeito, uma lei de 1845 estabelece que a eleição presidencial deve ocorrer na terça-feira seguinte à primeira segunda-feira do mês de Novembro. Esta regra evitava que a eleição pudesse coincidir com o primeiro dia do mês, reservado a procedimentos judiciais nos tribunais dos condados.
A escolha de uma terça-feira devia-se às características rurais dos EUA no século XIX, que obrigava os eleitores a percorrerem demoradas distâncias para exercerem o seu voto. Como o Domingo estava reservado para os serviços religiosos, determinou-se que a terça-feira era a hipótese mais adequada (sendo a segunda-feira ocupada com a viagem).
A opção pelo mês de Novembro obedecia a essa mesma lógica agrária: por essa altura as colheitas já estariam concluídas – libertando os camponeses e agricultores para exercerem o seu voto – e não se faria ainda sentir o rigor do Inverno. Apesar das enormes diferenças do estilo de vida moderno, a tradição e a lei que a sustenta mantiveram-se intactas.

Sem comentários:

Enviar um comentário