domingo, 18 de novembro de 2012

Manuel António Pina foi-me direito ao coração


Soube agora que morreu Manuel António Pina. Infelizmente não o conheci e infelizmente só há meia dúzia de anos me caiu um livro seu nas mãos. Gostei tanto que andei à procura de mais poesia escrita por ele. Se alguma coisa Portugal tem de bom são poetas: Vasco Graça Moura, Pedro Tamen, José Tolentino Mendonça, António Franco Alexandre, João Miguel Fernandes Jorge e podia continuar a lista por mais dez ou quinze nomes. Eu, que sempre quis ser poeta e não tenho talento, invejo-os e admiro-os. O que mais adoro ler é poesia e dava sei lá o quê para ser capaz de a compor como esses homens e essas mulheres que me vão direitos ao coração. Manuel António Pina foi-me direito ao coração: o pulso certo, o modo de administrar as emoções, a economia, a capacidade de trabalhar apenas com o essencial. Quando lhe deram o Prémio Camões fiquei todo contente como ficaria todo contente no caso de ser Vasco Graça Moura a recebê-lo. É curioso: dá-me mais prazer de cada vez que alguém que admiro ser reconhecido do que me reconhecerem a mim, e isto não tem a ver com nenhuma qualidade minha: parece-me que deriva do facto de o que escreveram lhes pertencer antes de me pertencer enquanto aquilo que escrevo sei lá quem o fez. Quando falei da poesia de Manuel António Pina ao meu amigo Arnaldo Saraiva ele propôs-se apresentar-nos. Foi há pouco tempo e não houve ocasião de eu ir ao Porto. E depois sou tímido e fico sempre embaraçado diante dos artistas que respeito.

                                                                                     Para ler todo o texto, clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário