terça-feira, 20 de novembro de 2012

Eu posso ter vaidades / mas sei que não sou vaidoso*



Portugal foi o país europeu que, na última década, registou um maior aumento na percentagem de licenciados em Matemática, Ciências e Tecnologia.
Um relatório da rede Eurydice sobre o ensino das competências chave na Europa, divulgado esta segunda-feira, dá conta que aquela percentagem passou de 17 para 25 entre 2001 e 2010. Dos 31 países estudados, todos os da União Europeia, mais a Croácia, a Islândia, Noruega e Turquia, apenas 11 registaram um aumento.
Quando se compara o peso dos licenciados naquelas áreas no conjunto de todos os que concluíram com êxito a sua formação superior constata-se que, no espaço europeu, este desceu em média de 24,4% para 21,4%. Por serem áreas consideradas estratégicas para a competitividade da economia esta situação está a “inquietar não só as autoridades educativas, como também o mundo dos negócios”, refere-se no relatório.
Em comparação com 2001, mais de metade dos países registaram um aumento no peso dos licenciados em Matemática, Ciências e Tecnologias. As percentagens menores em 2010 (à volta de 14%) foram registadas no Chipre, Letónia, Luxemburgo e Holanda. As maiores (cerca de 30%) foram as da Áustria e Finlândia. As maiores quebras registaram-se na Irlanda, Roménia e Turquia e o maior aumento é o de Portugal.
* Versos da canção "Tou bom" de Sérgio Godinho. Ouça aqui a versão dos "Despe e Siga"

Sem comentários:

Enviar um comentário