sábado, 27 de outubro de 2012

"Nem sempre sou da minha opinião." (Paul Valéry)


Domingo , de madrugada pelas 02h00 ,os relógios vão atrasar uma hora e passam para as 01h00 em Portugal continental e Madeira, e das 01h00 para as 00h00 nos Açores. O inverno só começa em Dezembro, mas parece que é para nos lembrar que ele vem aí.
Sou completamente contra esta mudança de hora, tem influência no meu biorritmo de vida e ainda está por provar a eficiência desta medida. Esta mudança brusca, em que é noite mais cedo é deprimente.
Como sempre os valores economicistas estão por detrás desta medida, como quase todas as medidas que  regem as nossas vidas.
Vá lá que a mudança de hora passou a ser feita no último fim-de-semana de Outubro! Há uns anos, acontecia logo no último fim-de-semana de Setembro.
 A existência destes horários no espaço europeu é uma decisão da União Europeia como um todo e não uma decisão individual de cada país. Sempre a Europa!
Andamos há anos a falar na flexibilidade laboral e esta mudança de hora está subjacente,
uma necessidade de uniformização, para permitir reajustar os horários de trabalho de forma a poupar energia.
A mudança é para aproveitar melhor a luminosidade do dia nesta época do ano, reduzindo o consumo de energia nos horários de pico e evitando o uso de energia gerada por termoelétricas, que é mais cara e mais poluente do que a gerada pelas hidroelétricas
 Alega-se que há um impacto sobre a actividade diária das pessoas, sentem-se bem por trabalharem num período em que há mais sol, por se movimentarem ainda com a luz do dia.
Mas há o reverso desta alteração que é muitas vezes ocultada.
Se não houver adaptações para a mudança de horário, algumas pessoas podem apresentar cansaço, fadiga e até mesmo chegar à exaustão, dor de cabeça, desorientação, ansiedade, irritabilidade, indigestão, transtornos estomacais, insónias nocturnas e sonolência durante o dia são apenas alguns dos sintomas que perturbam muita gente em época de alteração de horários.
A recomendação para esta primeira semana de mudança de horário, as pessoas devem aumentar a ingestão de líquidos e fazer refeições leves. Também deve ser mantido o horário das refeições, para o cérebro se adaptar o mais rápido possível com a mudança. Se a pessoa está acostumada a tomar café às 7h, agora vai ter que tomar no mesmo horário, mesmo que ainda não tenha tanta fome.
A mesma táctica deve ser adoptada com o sono. Quem está acostumado a dormir às 22h, por exemplo, deve manter o horário, mesmo que ainda não tenha sono.
Como se comprova esta mudança é contranatura, apesar de se alegar os horários escolares e as rotinas dos mais novos têm também um grande peso para a manutenção deste padrão horário.
Porém , tem impacto na forma como as pessoas conduzem e nos acidentes que existem, na  disposição das pessoas, que se reflecte no consumo de medicamentos.
Talvez fosse melhor deixar estar a hora ao ritmo normal e a mudança para o Inverno seria lenta, progressiva e sem tantos efeitos colaterais. A vida das pessoas não pode rodar à volta , sempre da economia.

Sem comentários:

Enviar um comentário