domingo, 23 de setembro de 2012

Que a deficiência não seja um impasse para estudar.

 Os distritos de Murrupula, Muecate e Nacaroa, todos da província de Nampula, têm disponíveis três mil dólares norte-americanos para financiar programas de apoio às crianças portadoras de deficiência nas escolas.
O projecto, denominado “Educação e Protecção da Criança com Deficiência”, é financiado pela Visão Mundial e seus parceiros. Visa promover um ensino inclusivo nas escolas formais, de 1ª a 12ª classes.
De acordo com o coordenador do programa, Gerson Nhancale, a iniciativa foi laçada em Junho passado e vai durar três anos. Neste momento decorre a capacitação de professores dos distritos abrangido. “Estamos a disseminar matérias relacionadas com deficiência, entre elas a língua de sinais”.
Sem avançar números, a fonte indicou haver muitas pessoas portadoras de deficiência nas comunidades. “Por isso, o trabalho que inclui os líderes comunitários para nos ajudarem a identificar esse grupo e seleccionar as crianças deficientes e convencer os seus pais a levá-las para a escola. As comunidades devem olhar para as crianças deficientes como sendo capaz de realizar inúmeras actividades”.
Gerson Nhancale referiu que o trabalho visa também criar uma base de dados das crianças deficientes naqueles pontos da província de Nampula e sua condição social para melhor direccionar o apoio e planificar as acções.
Para as crianças com problemas de locomoção, por exemplo, a Visão Mundial indica estar a estudar como é que poderão beneficiar de cadeiras de roda e muletas depois de um acompanhamento médico.
A Visão Mundial, segundo as palavras de Nhancale, deseja que a educação inclusiva em Moçambique seja uma realidade, e que a sociedade não encare a deficiência como um impasse para estudar.






Sem comentários:

Enviar um comentário