sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Inclusão Total - "Uma utopia é uma realidade em potência." (Édouard Herriot)

Eventos legendados, audiodescritos e interpretados em língua de sinais. Inclusão total.
UC3MTitling permite a legendagem em tempo real de eventos, sem a necessidade de pessoal altamente qualificado. O seu âmbito de aplicação são eventos ao vivo baseados em um roteiro pré-determinado, teatro, conferências, cerimónias, etc … permitindo a emissão de qualquer elemento da questão da acessibilidade em sincronia com o desenvolvimento do evento ao vivo, a um custo baixo.
Para este fim, antes do evento, se geram o conjunto de recursos de acessibilidade (títulos, vídeo em linguagem de sinais e áudiodescrição) através de um software de uso muito fácil. A partir destes elementos, qualquer pessoa é responsável de gerenciar a emissão destes elementos durante o decorrer da obra ou evento.
Uma grande vantagem é que essa pessoa pode realizar tal sincronização do local do evento ou fora dele, sem necessidade de se deslocar até o local de onde acontece o evento ao vivo. Graças a ferramentas de comunicação para fazer chamadas através da Internet (chamadas VoIP) pode continuar a partir de qualquer lugar o procedimento sobre ele.
Uma vez que se começar a emitir os elementos de acessibilidade, estes podem ser emitidos para a sala através de diferentes canais de acordo com suas características: texto para títulos, de áudio para a audiodescrição e vídeo para a linguagem de sinais. Também graças à alta compatibilidade dos formatos escolhidos, eles podem ser vistos simultaneamente a partir de diferentes dispositivos para a audiência da obra: telefone móvel, Tablet, PDA, etc.
UC3MTitling é uma ferramenta que incorpora os procedimentos necessários para controlar de forma presencial ou remota a projeção sincronizada de recursos de acessibilidade (legendas, vídeo com a linguagem gestual e audiodescrição) através de vários canais associados à própria sala de onde acontece o evento ao vivo.
Em resumo, UC3MTitling consegue com que as pessoas com deficiência auditiva e/ou visual possam acompanhar o evento, conseguindo uma completa integração das pessoas com deficiência em pé de igualdade com o resto da audiência. 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário