terça-feira, 25 de setembro de 2012

"Hoje, ser professor é um tormento/que não se deseja a ninguém".

(…)"Eu compreendo que evidentemente há professores que não estão satisfeitos porque não conseguiram colocação, é um problema que humanamente eu sinto, mas nós estamos neste momento a trabalhar para que o sistema esteja organizado e apenas contratamos os professores que sejam estritamente necessários ao sistema", afirmou Nuno Crato aos jornalistas.
(…)"Nós precisamos dos professores para melhorar o sistema educativo. Claro que [a manifestação à porta da escola] me faz pensar em todos os professores e na situação que o país vive, mas estou a pensar sobretudo nos jovens, que precisam de educação, na importância pelo respeito pelos professores, neste seu trabalho", acrescentou.
No seu discurso realizado na cerimónia de inauguração oficial da nova escola, o governante afirmou que os "professores são a peça fundamental do sistema educativo".
Nessa mesma cerimónia, a coordenadora das bibliotecas do Agrupamento de escolas de S. Lourenço leu um poema intitulado "Nostalgia", afirmando: "hoje, ser professor é um tormento/que não se deseja a ninguém".
Nuno Crato afirmou que esse "tormento" foi "uma imagem poética dessa senhora professora", que lhe transmitiu que "os professores precisam do apoio de todos".
Lembrando o novo estatuto do aluno e ética escolar, "que é um reforço da autoridade dos professores e um reforço do compromisso de todos os intervenientes do sistema educativo", o governante disse que também o ministério da Educação "apoia os professores", que, "por vezes, se sentem desacompanhados".(…)

Sem comentários:

Enviar um comentário