sexta-feira, 24 de agosto de 2012

"A coragem conduz às estrelas, e o medo à morte." (Séneca)

Paraplégico queniano quer rodar 4 mil quilómetros em cadeira de rodas
É preciso conhecer alguns fatos básicos acerca de Zackary Kimotho.
Primeiro, Zack, como é mais conhecido, é um nome extremamente incomum no Quénia, o que conferiu certo grau de curiosidade e respeito a Kimotho.
Segundo, ele era um promissor veterinário queniano especializado em grandes animais, perito em diagnosticar pneumonia em ovelhas e tirar a temperatura de camelos, uma tarefa não muito fácil nem particularmente bela de executar. Porém, tudo teve um fim prematuro certa tarde nos arredores de Nairóbi, quando seu automóvel foi roubado e ele levou um tiro no ombro, ficando paraplégico.
Terceiro, ele está tentando viajar numa cadeira de rodas de Nairóbi à Cidade do Cabo, África do Sul, uma jornada de quase quatro mil quilómetros, atravessando alguns dos países mais pobres do mundo, buscando arrecadar US$ 3 milhões para um tremendamente necessário centro de reabilitação da medula espinal no Quénia. Cada vez é maior o número de quenianos cujas colunas foram quebradas em acidentes de micro-ónibus, os quais chegam a matar 20 pessoas por vez, ou são baleadas durante assaltos e terminam paralisadas, sem que exista no país um local dedicado à reabilitação da medula espinal.

Sem comentários:

Enviar um comentário