quinta-feira, 21 de junho de 2012

Se tivesse um único dólar, investiria em propaganda. (Henry Ford)


Reforço da rede, dos recursos técnicos e das competências das escolas de referência em educação especial;
Em curso: Realização de um conjunto de atividades a decorrer durante os anos 2012 e 2013 que procuram otimizar os recursos humanos e materiais existentes nesta área da educação:
Organização e monitorização da educação especial:
  • Estudo sobre a necessidade de reorganização da rede de unidades especializadas;
  • Acompanhamento da aplicação da Portaria 1102/97 que regula o apoio do MEC às instituições de educação especial;
  • Levantamento de necessidades e atribuição de produtos de apoio para alunos com Necessidades Educativas Especiais;
  • Participação do MEC na Comissão do Sistema Nacional de Intervenção Precoce.

Otimização dos Centros de Recursos para a Inclusão (CRI):

  • Acompanhamento e avaliação da execução dos Planos de Ação dos CRI, através da coordenação da Comissão de Acompanhamento dos CRI.
Otimização dos Centros de Recursos TIC para a Educação Especial:
  • Acompanhamento dos CRTIC
  • Monitorização das teleaulas em articulação com a Fundação PT e os CRTIC.

Formação e apoio à prática docente:
  • Criação de redes virtuais de docentes na plataforma Moodle;
  • Implementação do Plano de formação que inclui ações nos seguintes domínios: Braille e Orientação e Mobilidade; Língua Gestual Portuguesa; Português Língua Segunda para alunos Surdos; TIC e Necessidades Educativas Especiais e Intervenção Precoce na Infância;
  • Orientações sobre adequações curriculares e currículos específicos individuais.

Produção de manuais e adaptação das provas finais de ciclo e dos exames nacionais em formatos de acessibilidade:
  • Adaptação e produção de manuais escolares em formatos acessíveis: Braille, carateres ampliados, áudio-digital e Daisy;
  • Adaptação em Braille e em caracteres ampliados das provas de aferição, provas finais de ciclo e exames nacionais;
  • Adaptação de guiões de visita para pessoas com cegueira ou baixa visão a pedido de museus e outros espaços culturais.

Colaboração entre MEC e MSSS, abertura de vagas em Centros de Apoio Ocupacional (CAO):
  • Revisão dos acordos de cooperação celebrados entre o MSSS (através dos serviços competentes), as IPSS e as CERCIS, aumentando o número de utentes abrangidos nos referidos acordos, de modo a permitir que os CAO possam receber os jovens a partir dos 18 anos, com deficiência mental grave ou profundas, que terminaram a escolaridade obrigatória em escolas públicas ou instituições de educação especial

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