domingo, 13 de maio de 2012

Velhos são os trapos

Professores reformados criam Lojas do Saber
Um grupo de professores da Universidade de Coimbra (UC) decidiu criar as "Lojas do Saber", para transmitir conhecimentos e experiências a outras gerações, incluindo desempregados, que podem assim adquirir novas qualificações.
Apresentadas como uma iniciativa inovadora, as Lojas do Saber irão disponibilizar um "vasto e valioso" saber de pessoas com "conhecimento e experiência profissional, atualmente em situação de reforma, a todos os cidadãos que genuinamente querem aprender mais e beneficiar deste precioso recurso da sociedade", refere uma nota hoje divulgada pela UC.
As Lojas de Saber querem aproveitar os conhecimentos e experiência de pessoas que desempenharam atividades profissionais nas mais diversas áreas e "oferecer os seus conhecimentos, de forma gratuita e empenhada, a elementos da sociedade que desejem completar a sua formação ou aprender novos conhecimentos".
Os docentes irão transmitir, de forma informal, "aquilo que os valorizou como profissionais", através de cursos, entrevistas, conferências e fóruns temáticos.
"Mais do que uma universidade sénior, onde as pessoas vão estudar, as Lojas do Saber são espaços de transmissão de conhecimentos entre gerações e um dos focos serão também os desempregados", disse hoje à Lusa João José Pedroso de Lima, biofísico jubilado da Faculdade de Medicina e impulsionador do projeto.
Pedroso de Lima sublinha que a formação universitária que adquiriram "foi uma riqueza que a sociedade criou, mas que desperdiça de forma inglória".
"Parece-me estranho que a sociedade, tendo investido em pessoas, de repente, passe uma espécie de tábua rasa", disse, referindo que, quando se jubilou, há sete anos, "tinha várias atividades e sentiu o drama de muitos que se especializaram numa série de ramos".

Sem comentários:

Enviar um comentário