terça-feira, 15 de maio de 2012

COPYRIGHT ou RIGHT TO COPY?

"A escolha é entre existirem livros fotocopiados ou não existirem alunos licenciados”
É um cenário que não deixa antever um futuro risonho para o sector livreiro: em média, de todos os livros que os estudantes leem por ano, 43% são fotocopiados.(…)
A prática é ilegal, mas os estudantes dizem que não conseguem fugir “à fotocópia” por causa do preço dos livros originais. “Não conseguimos suportar a fatura”, justifica o presidente da Associação Académica de Coimbra, Ricardo Morgado. “O custo do transporte e da alimentação aumentam, as propinas aumentam, as bolsas de ação social diminuem”, diz. “A crise não atinge só os mais carenciados, estende-se também à classe média.”
O preço médio do livro recomendado dirigido ao ensino superior é elevado (36,50 euros). Mas tudo depende das áreas. Os estudantes de Direito, Ciências Sociais e Humanas e Gestão são, revela o inquérito, os que mais gastam em fotocópias de livros. As cópias, conclui, constituem 45% das fontes de estudo. Os métodos mais utilizados para fazer fotocópias são “deixar de um dia para o outro num estabelecimento”, o livro já se encontrar digitalizado na loja, e “existir em formato digital, sendo transferido entre amigos”.
Quem mais ganha com isso são os centros de cópias, que têm já uma estratégia organizada para responder às necessidades dos estudantes. “Há casas sofisticadas, com servidores em sítios diferentes daquele onde está a impressora. Outras têm carrinhas à porta onde guardam as cópias. Os fiscais têm de conhecer esses truques”, alerta Pedro Dionísio, coordenador do estudo e director do Departamento de Marketing, Operações e Geral do ISCTE.

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É preciso alterar a lei e fazer uma verdadeira fiscalização”, afirma Pedro Dionísio. Os investigadores sugerem a “revisão urgente” do código de direitos de autor, tal como já aconteceu em Espanha e França, e da lei da cópia privada, estimulando o encerramento de casas de fotocópias que pratiquem este tipo de crimes – identificaram 510.
Sobre o preço dos livros, Pedro Dionísio deixa uma reflexão: “Quanto mais fotocópias se fizerem de um livro, mais caro ele será.” A cópia, sublinha, “é um factor que incrementa o custo do livro, também porque faz diminuir o número de livros editados”.


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