quarta-feira, 2 de maio de 2012

Moçambique, meu amor!


Deficientes sentem-se excluídos pelo governo no que concerne à educação

Machavate diz que por mais que uma criança com deficiência seja matriculada no sistema nacional de ensino, ela é excluída, mas, muitas vezes, não porque o professor assim o quer, e sim devido às suas fragilidades para educar esta criança.
Embora o Ministério da Educação tenha lançado um projecto de educação inclusiva há 10 anos, quase pouco ou nada fez para o prosseguimento do mesmo. São os próprios deficientes que o dizem e acrescentam que o número de escolas especiais conta-se aos dedos.
Falando no âmbito do seminário do relançamento do projecto de educação inclusiva, o secretário-executivo da Associação dos Deficientes de Moçambique, Ademo, Abel Machavate, disse que a solução deste problema passa pela formação de professores capazes de responder às necessidades.

1 comentário:

  1. Todos têm direito à educação. Muitas vezes não basta lançar os instrumentos e colocar os outros a trabalhar, é preciso ver se lançamos os instrumentos certos e ajudar todas estas crianças e jovens a terem direito à educação certa.

    ResponderEliminar