terça-feira, 1 de maio de 2012

A inclusão com tons africanos

Moxico – Portadores de deficiências aconselhados a mudarem de atitudes e comportamentos

 O presidente da Associação Nacional de Deficientes de Angola (ANDA), Silva Lopes Etiambulo, aconselhou, este domingo, no Luena, as pessoas portadoras de deficiências a mudarem de altitudes e comportamentos, quanto ao uso da "pensão de honra" que recebem do governo.
Em declarações à Angop, durante uma visita de trabalho de dois dias à cidade do Luena visando avaliar os projectos em prol do deficiente e motivar o funcionamento da sua agremiação no Moxico, sublinhou que há deficientes que não sabem poupar a pequena quantia que recebem do governo, passam o tempo a beber, isto em nada dignifica qualquer cidadão.
Exortou os deficientes a afluírem às salas de alfabetização e centros de formação técnico-profissional, para acesso ao mercado de emprego, aproveitado as oportunidades oferecidas por instituições do governo, como os ministérios dos Antigos Combates e Veteranos da Pátria, Assistência e Reinserção Social e da Administração Pública, Emprego e Segurança Social.
Acrescentou que, como o micro-crédito rural é um projecto para criação de micro e pequenas empresas, que o governo colocou à disposição dos cidadãos nacionais, vai facilitar a criação de mais postos de trabalho e o deficiente não deve ficar de fora.
Para tal, a ANDA está a sensibilizar, consciencializar e motivar os deficientes para aderi-lo, como forma de criar fontes de sustento familiar, através de cantinas, livrarias, botiques, entre outros pequenos negócios.
O responsável anunciou a criação de cooperativas agrícolas, onde os deficientes serão os protagonistas, usando as experiências das províncias do Bié, Huambo, Benguela e Huíla, em que este ano os deficientes se empenharam no cultivo de milho, soja, feijão e outros produtos que serão colhidos em quantidades por determinar.
A agro-pecuária, avicultura, pesca artesanal e a apicultura (exploração de mel e cera), são outros projectos em carteira anunciados para o Moxico, tendo em conta as potencialidades da região e que esperam financiamentos.
Durante a sua estada no Luena, Silva Lopes Etiambulo manterá encontros separados com as direcções provinciais da Assistência e Reinserção Social, Administração Pública, Emprego e Segurança Social, Administração municipal e com representantes de outras associações que lidam com as pessoas portadoras de deficiências.

Sem comentários:

Enviar um comentário