quinta-feira, 19 de abril de 2012

"A sátira é uma espécie de espelho, onde aqueles que o fitam descobrem a cara de toda a gente menos a sua." (Jonathan Swift)

Hoje é dia de festa para os Simpsons. A família amarela anda a satirizar a sociedade americana há 25 anos.
Crítica social 
Durante estes 25 anos, os Simpson têm mantido a sua função de crítica social à sociedade americana. Feita com os nomes da família de Groenning, que apenas substituiu o seu pelo de Bart, os Simpsons são a mais longa série de humor na televisão norte-americana.
Esta disfuncial família americana de classe-média ganhou uma estrela no Passeio da Fama e já contou com a presença de personagens ilustres.
A comemoração do episódio 500 teve como estrela Julian Assange. O fundador da WikiLeaks aparece quando o casal Simpson descobre que está a ser alvo de reuniões secretas, por parte dos vizinhos, para serem expulsos de Springfield. O jornalista, procurado pela Justiça americana por divulgação de documentos diplomáticos e confidenciais, deu a voz ao seu boneco mas não foi revelado o local da gravação. Tony Blair e Rupert Murdoch também já deram a voz às suas personagens em versão amarela.
Cristiano Ronaldo os Simpsons 
A lista de "personagens especiais" continua com 50 Cent, Alec Baldwin, Paul McCartney, SimonCowell, Elton John. J K Rowling, Prince, REM, George Harrison, Green Day, Anne Hathaway, James Brown, Amy Winehouse, Bette Midler, Dustin Hoffman, U2, Britney Spears, Rolling Stones, Lenny Kravtz, Blink 182, Arnold Schwarzenegger, Coldplay, Ronaldo - o futebolista brasileiro - e Cristiano Ronaldo.
O jogador do Real Madrid chegou à série graças a um anúncio da Nike, que na publicidade dá nome a um estádio. Portugal também já foi protagonista num dos episódios da família: durante uma sátira feita ao desporto-rei, a equipa da quinas joga uma partida, muito lenta, contra o México (veja os vídeos).  
A agradar pequenos e graúdos, a série chegou ao cinema e ao dicionário de inglês da Oxford com a expressão de Homer "d'oh". 

Sem comentários:

Enviar um comentário