quinta-feira, 15 de março de 2012

Repetir uma falsidade transforma-a numa verdade?

Professores com salários mais altos do que trabalhadores com a mesma qualificação

Portugal, logo a seguir a Espanha, é um dos países em que os salários dos professores são mais altos, quando comparados com os de outros profissionais com qualificação académica semelhante, diz estudo da OCDE.
Tendo como referência o salário de um professor com 15 anos de experiência, o estudo intitulado Preparing Teachers and Developing School Leaders for the 21st Century, indica que, em média, entre os países da OCDE, este corresponde a 80 por cento do vencimento de outros profissionais com idades entre os 25 e os 54 anos com educação superior.
Aqueles valores descem para 60 por cento ou menos em países como a República Checa, a Hungria, a Islândia e a Eslovénia. De acordo com este relatório que se baseia em dados já divulgados em 2011 no Education at a Glance, os professores portugueses recebem mais 1,19 de salário do que outros trabalhadores a tempo inteiro com formação superior. Um valor que os coloca acima da média da OCDE que é de 0,77. Só a Coreia e a Espanha têm valores semelhantes a Portugal.
O estudo apresentado reafirma que o factor salarial dos professores é apontado como um dos que têm influência no desempenho médio dos alunos.

De recordar que quando o Education at a Glance foi divulgado, a Federação Nacional dos Professores enviou um ofício à OCDE contestando, de forma detalhada, a conclusão de que entre 2000 e 2009 o aumento salarial dos docentes portugueses estava acima do dos colegas europeus

Sem comentários:

Enviar um comentário