sábado, 17 de março de 2012

JÁ ME FAZES FALTA!

É o fim de um ciclo. Ao fim de 244 anos e 15 edições impressas, a reputada Encyclopædia Britannicavai passar a existir apenas na Internet.
"É a passagem para uma nova era", diz o presidente da Encyclopædia Britannica ao jornal "New York Times ". Jorga Cauz considera que a edição em papel era já vista como uma relíquia, mas comprende que alguns leitores fiquem "tristes e nostálgicos".
Considerada por muitos a "enciclopédia das enciclopédias", a Brittanica é a mais antiga de todas. Detida pela empresa de um banqueiro suíço e sediada em Chicago, não resistiu à quebra dos lucros. A última edição impressa da Brittanica será, assim, a de 2010, composta por 32 volumes e com um peso de 58,5 quilos. O destaque é dado a artigos sobre o aquecimento global e o genoma humano.
Durante os anos 50 ter os pesados volumes nas prateleiras de casa era visto como a afirmação de um estatuto social, já que sempre foi tida como uma fonte para adultos cultos. Nos últimos anos não conseguiu sobreviver à concorrência de fontes online, em especial a Wikipédia . Para competir desenvolveu o seu site, adpatou-se ao CD e foi criando artigos mais simples para o leitor comum.

Sem comentários:

Enviar um comentário