quarta-feira, 7 de março de 2012

DIVULGAR É PRECISO!

Workshop Como Ensinar Crianças com Necessidades Educativas Especiais
CURSO: Workshop “Como ensinar crianças com Necessidades Específicas Educativas”

MODALIDADE DE FORMAÇÃO: Formação profissional de actualização/aperfeiçoamento

PÚBLICO-ALVO: Educadores (as) de Infância; Auxiliares de Acção Educativa; Professores (as) do ensino Básico; Psicólogos (as); Pais e Público em Geral com interesse na matéria

CARGA HORÁRIA: 8 horas

PAGAMENTO: 40,00 euros

Local: Ermesinde
Distrito: Porto
Contacto:
ACADEMIA APAMM ERMESINDE
220924475
E-mail: ermesinde@academiaapamm.com

OBJECTIVOS GERAL:
  •  Definir o conceito de necessidades específicas de educação;
  • Identificar e aplicar as 4 fases da aprendizagem;
  • Compreender e aplicar os vários elementos educativos na implementação do ensino na sala regular;
  • Aplicar o ensino directo no contexto educativo;
  •  Aplicar a análise de tarefas no contexto educativo; 
  •  Adaptar os estilos de ensino aos estilos de aprendizagem, na escola regular.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
  • Conceito de Necessidades Específicas de Educação;
  • Conceito de Inclusão.
  • Conceito de Aprendizagem de Crianças com Necessidades Específicas de Educação.
  • As quatro fases subjacentes ao processo de Aprendizagem: Aquisição, Fluência, Generalização e Adaptação.
  • A Educação Especial em contexto pré-escolar: como implementar o ensino na sala regular:
o  Intervenção ao nível da criança;
o  Intervenção ao nível do ambiente;
o  Organização do ambiente/dimensões físicas;
o  Organização de rotinas/dimensões temporais;
o  Papel do adulto nas actividades;
o  Estrutura das actividades/actividades de rotina;
o  Promoção do desenvolvimento global da criança (da linguagem; social; motor; autonomia; cognitivo);
o  Avaliação do progresso da criança.
o   Contributo do Ensino Directo, na intervenção pedagógica.
o  Contributo da Análise de Tarefas, na intervenção pedagógica
o  Adaptação do Ensino na escola regular:
o  Avaliação da criança;
o  Adaptação do ambiente (organização dos horários, organização dos espaços/grupos);
o  Aprendizagem e estilos de aprendizagem;  
o Adaptação do Ensino (adaptação das estratégias; conteúdos e meios de ensino).

Sem comentários:

Enviar um comentário