quinta-feira, 29 de março de 2012

Declaro aberto o debate

Um grupo de pais e professores franceses apelaram a um boicote de duas semanas aos trabalhos de casa. Para a principal associação de pais francesa, os trabalhos de casa são "inúteis" e "cansativos" e empurram a responsabilidade de ensinar para os pais.
"Se a criança não conseguiu fazer o exercício na escola, não sei como vai fazê-lo em casa", disse Jean-Jacques Hazan, presidente da FCPE. Para a associação, com os trabalhos de casa, as escolas estão a "pedir aos pais que façam o trabalho que deveria ser feito nas aulas".
Os trabalhos de casa foram banidos das escolas primárias francesas em 1956. No entanto, muitos professores ignoram a lei e mandam exercícios para as crianças fazerem em casa. Os alunos mais velhos chegam a ficar uma hora em casa a fazer exercícios, depois das aulas. Aos fins-de-semana e à quarta-feira, dia em que a maiora das escolas fecha, o volume de trabalho é ainda maior.
Catherine Chabrun, presidente da organização de professores Institut Coopératif de l'Ecole Moderne (ICEM), acredita que os trabalhos de casa aumentam as desigualdades entre as crianças. "Nem todas as famílias têm tempo ou conhecimentos suficientes para ajudar os seus filhos", afirma.
O grupo de pais e professores diz não estar a protestar contra os deveres, mas contra o facto de as crianças terem de os fazer em casa e não durante o dia de aulas. "Os professores não percebem a pressão inacreditável que põem sobre as crianças", disse Jean-Jacques Hazan.

Sem comentários:

Enviar um comentário