quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Mais exames ou melhores exames?

Três ou quatro exames nacionais realizados numa única semana. Esta é a consequência de todos os candidatos a exame no ensino secundário terem de os fazer na 1.ª fase.
Em vez de dois exames nacionais numa semana, a maioria dos alunos do ensino secundário terão agora de fazer três ou quatro no mesmo espaço de tempo. Ricardo Almeida, da Delegação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Básico e Secundário, não tem dúvidas por isso de que os estudantes "vão ser muito prejudicados" pelas novas normas de realização dos exames, divulgadas sexta-feira pelo Ministério da Educação e Ciência.
Na quarta-feira, em Coimbra, o ministro Nuno Crato disse, pelo contrário, que "o que não pode acontecer é os alunos fazerem os exames quando lhes apetece". "Estamos a prejudicar todos com isso. Estarmos a prejudicar o processo de entrada no ensino superior e o funcionamento das escolas", afirmou.
O ministério diz ainda que este calendário exige aos alunos uma melhor gestão na preparação para os exames. Os alunos que realizem os exames com sucesso na 1.ª fase poderão candidatar-se logo ao primeiro concurso de acesso ao ensino superior. Este calendário vai permitir ainda antecipar em cerca de uma semana os resultados das candidaturas ao superior.

Sem comentários:

Enviar um comentário