sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Apoiar estudantes e Escolas

Estudo da OCDE
Um em cada três alunos com 15 anos em Portugal repetiram pelo menos um ano lectivo, com custos directos superiores a 12 por cento do orçamento escolar, revela um estudo da OCDE divulgado esta quinta-feira. 
"A repetição de ano é praticada em muitos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE): 13 por cento dos alunos com 15 anos já repetiram pelo menos um ano no ensino primário ou secundário. Esta proporção é particularmente alta em França, Luxemburgo, Espanha, Portugal e Bélgica, países onde afecta mais de 30 por cento dos estudantes", indica o relatório "Equidade e Qualidade em Educação - Apoiar estudantes e escolas desfavorecidas". (...)
"Os custos financeiros da repetição de ano académico são bastante grandes, tanto individualmente como para a sociedade. Os custos directos para os sistemas escolares são bastante elevados, uma vez que atrasam a educação e a entrada no mercado de trabalho", salienta o documento.
A OCDE refere que muitos países introduziram reformas para reduzir o uso da repetição de grau académico, destacando neste caso o exemplo da Finlândia.

Sem comentários:

Enviar um comentário