domingo, 29 de janeiro de 2012

Religião rima com Inclusão!

Surdos de Leiria vão ter missas em língua gestual
A Sé de Leiria estreia no sábado a celebração regular de eucaristias com recurso à tradução em língua gestual portuguesa, permitindo aos surdos uma participação mais consciente nas missas, disse à agência Lusa o vigário paroquial, José Augusto Rodrigues.
As eucaristias com tradução em língua gestual vão realizar-se nos últimos sábados do mês, procurando «mais presença, mais participação, mais integração, mais comunhão eclesial» desta comunidade, explicou o padre.
Simbolicamente, a primeira leitura será feita em língua gestual, sendo ao mesmo tempo traduzida oralmente para os restantes fiéis.
O sacerdote disse à Lusa que teve lugar um primeiro ‘ensaio’, no dia de Natal, revelando que, «para muitos dos cerca de 50 surdos que marcaram presença, esta foi a primeira vez que puderam entender o que se dizia na celebração mais importante da sua fé».
«Estamos a cumprir a missão enquanto cristãos, integrando e derrubando estas barreiras, uma vez que a Igreja deve inquietar-se com os obstáculos que causam constrangimentos junto de um grupo que sofre de limitações físicas», sublinhou o padre.

Sem comentários:

Enviar um comentário