segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O CARNAVAL PODE SER UM LUGAR INCLUSIVO

CARNAVAL DE S. PAULO TERÁ JURADOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Numa iniciativa pioneira, o Carnaval de São Paulo em 2012 vai contar com pessoas com deficiência visual entre os jurados do quesito Bateria. No passado domingo (15), pelas 17h30, a primeira turma  do curso “Jurado dEficiente”, promovido pela União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp) em parceria com a São Paulo Turismo (SPTuris, empresa de turismo e eventos da cidade), passou pela última avaliação durante o ensaio técnico da escola de samba Tom Maior, no Sambódromo do Anhembi.
O objetivo do projeto foi formar avaliadores que se concentrem exclusivamente no som e ritmo produzido pelas escolas, sem serem influenciados por atributos visuais, como fantasias, alegorias ou coreografias.
A iniciativa foi inspirada no projeto “Carnaval Paulistano: Só Não Vê Quem Não Quer”, que levou pessoas com deficiência visual para acompanhar de perto os ensaios, a concentração e os desfiles do Carnaval de 2011. O projeto foi uma parceria entre a SPTuris e o Complexo Educacional FMU, com apoio da Fundação Dorina Nowill para Cegos e escolas de samba do grupo especial.
“Mais do que aprimorar as avaliações das escolas de samba no Carnaval de São Paulo, essa ação busca tornar essa festa cada vez mais acessível. Essa preocupação que norteou o Carnaval 2011 será levada adiante pelas organizações ligadas à folia por meio de projetos como esse”.

Deficientes podem ir ao Bumbódromo com mais facilidade
Agora os deficientes poderão curtir o Bumbódromo com mais facilidade e tranquilidade, pois ele será modernizado a partir de junho de 2012. Isso é uma excelente notícia para todos aqueles que gostam e pretendem viajar para curtir a festa.
Acessibilidade
O projeto de reforma e ampliação do Bumbódromo segue a linha da política estadual de atenção a pessoa com deficiência, fortalecida no governo Omar Aziz. A nova arena ganhará elevadores, rampas, banheiros especiais e camarotes exclusivos para deficientes físicos. Também será implantado um piso próprio para deficientes visuais, semelhantes aos existentes no Teatro Amazonas.
Além disso, o bumbódromo será totalmente sinalizado em braille, uma cabine de descrição em libras e, ainda, cabines de audiodescrição com capacidade para 100 deficientes. Atualmente, essas cabines só são encontrados no Teatro Amazonas e no Teatro Municipal de São Paulo.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário